O iSIM é um chip que é diretamente integrado ao processador do celular, sendo mais eficiente e menor que o eSIM.
Que a tecnologia está em constante avanço, todo mundo já sabe. Mas, às vezes, a velocidade com que isso acontece ainda nos surpreende, não é mesmo? Se você estava pensando que o eSIM era a mais nova evolução de chip de celular, vai ficar surpreso ao saber que, na verdade, esse setor já está desenvolvendo mais uma inovação!
É isso mesmo, agora, o novo avanço tecnológico dos celulares é o iSIM, o chip do futuro. Não o conhece? Então, venha aprender tudo sobre ele com o Tecligster!
Vamos lá?
O que é iSIM e Como Funciona
O iSIM, mais eficiente que o eSIM, é um chip de celular integrado ao processador do dispositivo, fazendo com que a conexão aos serviços telefônicos fique embutida no próprio aparelho, sem a necessidade de um equipamento físico.
O seu nome consiste na junção de “Integrated” e “SIM”, palavras que, em inglês, significam “chip integrado”. Essa evolução promete um melhor desempenho funcional, mais integração ao sistema operacional, mais economia de energia e maior liberação de espaço interno.
Ele é fruto de uma parceria entre empresas referência no mercado de chip e de tecnologia em geral: Vodafone, Thales e Qualcomm. O objetivo das marcas é tornar os celulares cada vez mais otimizados e eficientes, melhorando o funcionamento geral desses dispositivos.
Tá, mas como funciona o iSIM? Bem, nesse quesito, ele se assemelha bastante ao eSIM, uma vez que não precisa de um cartão SIM físico tradicional para entrar em ação. Como o dispositivo já é integrado ao processador, não precisa ocupar um espaço interno.
Assim, ele consegue conectar o celular à internet e aos outros serviços das operadoras sem nenhum problema, trazendo, inclusive, muitos benefícios aos usuários.
Benefícios do iSIM sobre o eSIM
Se o iSIM é uma evolução tecnológica do próprio eSIM, é claro que ele apresenta vantagens frente ao equipamento virtual em questão, não é mesmo?
Confira, portanto, quais são os benefícios do iSIM em relação ao eSIM e tenha a certeza de que esse avanço é, realmente, o chip do futuro!
Tamanho compacto
Se você já está acostumado a contar com um celular, laptop/notebook, smartwatch, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico, sabe que o espaço interno é fundamental para o pleno funcionamento desses equipamentos.
E, uma grande vantagem do iSIM (mais eficiente que o eSIM) é justamente o seu tamanho compacto. Segundo dados da empresa de tecnologia Kigen, ele pode ser até 98% menor que o “embed SIM”, o famoso eSIM.
Dessa maneira, ele permite que haja uma maior liberação de espaço, podendo utilizá-lo com outros recursos, por exemplo os aplicativos e os arquivos diversos!
Maior segurança
Se o chip embutido na placa-mãe dos dispositivos já é bem mais seguro que o cartão SIM convencional, o iSIM é ainda melhor! Isso porque ele é mais durável e muito menos violável.
Assim, o seu chip corre menos risco de danos, facilita a localização do celular em caso de perda ou roubo, não tem a possibilidade de sofrer quebras e não pode ser removido do aparelho!
Eficiência energética
Também de acordo com a Kigen, o iSIM (mais eficiente que o eSIM) consome até 70% menos energia. Isso é excelente para os dispositivos, já que a bateria passa a ser bem mais durável, possibilitando a utilização das ferramentas digitais por um tempo bem maior.
Além disso, essa eficiência energética também é uma boa notícia para a possibilidade de uso da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas). Como a bateria durará mais, o iSIM será um recurso incrível para os objetos integrados à internet!
Implementação do iSIM em dispositivos modernos
A revolucionária tecnologia do iSIM (mais eficiente que o eSIM) ainda está em desenvolvimento, o que significa que os aparelhos atuais não possuem essa evolução.
Mas, segundo a consultoria Kaleido Intelligence, aproximadamente 300 milhões de celulares serão comercializados, em todo o mundo, com o iSIM até 2030.
Além disso, a expectativa da Qualcomm, empresa envolvida diretamente na criação do iSIM, é que os primeiros aparelhos Android com iSIM sejam lançados em breve, para trazer o “chip do futuro” à realidade!
Entenda a diferença do iSIM vs. eSIM
É bem provável que você esteja se perguntando quais são as diferenças entre o iSIM e o eSIM, certo? Essa dúvida é bastante comum, afinal, os nomes e o funcionamento são muito similares, o que provoca essa confusão de significados.
Bem, o eSIM (Embed Subscriber Identity Module) é um chip embutido na placa-mãe do dispositivo, e isso faz com que ele ainda necessite de um espaço físico para funcionar. Já o iSIM (Integrated Subscriber Identity Module) é incorporado ao processador do aparelho, o que economiza espaço interno, uma vez que ele não depende de um local físico para o seu funcionamento.
Desse modo, o iSIM acaba sendo mais compacto e moderno, liberando um espaço essencial para o celular. Assim, ele libera armazenamento para novas funcionalidades, ampliando o leque de possibilidades para o futuro e possibilitando que o celular seja cada vez mais otimizado e completo!